Os tempos são de coisas novas – o tempo todo.
A leitura mais do que nunca é importante e necessária.
É claro que os livros impressos ainda tem sua magia, e não advogamos que simplesmente desaparecerão, e serão esquecidos. As livrarias ainda sobrevivem e tem seu papel e lugar, mesmo que muitas tenham revisto estratégias em razão das revoluções de nosso tempo.
Também é notório que imagem e som são muito procurados.
Mas nem só de sons e imagens vive a humanidade, muito pelo contrário.
A pesquisa de livros pela internet se tornou chave para tudo o que se quer conhecer, saber e aprender. O acesso à informação é amplo, democrático, acessível a todas as camadas da sociedade que consigam entrar no mundo online.
E a literatura? O que acontece com ela?
Ela também se tornou mais acessível.
Alguns comentam sobre a falta de bons livros e bons escritores, mas a tecnologia tornou possível a muitos a leitura das grandes obras, dos autores consagrados. E falamos aqui dos autores reconhecidos mundialmente, como Tolstoy, Julio Verne, Shakespeare, Lewis Carrol, C.S. Lewis, Conan Doyle, Machado de Assis, José de Alencar, Castro Alves, Stephen King, Isaac Asimov, Edgar Alan Poe, Charles Dickens, e tantos e tantos outros, modernos ou não, que são ícones de vários gêneros literários, e de tendências diversas, mas que trabalham bem a narrativa e desafiam a mente.
Leitura sempre foi associada com inteligência.
E não é difícil ter acesso a tais autores e aos incontáveis outros. Dispositivos como o famoso Kindle estão disponíveis, e para quem não os possui, o aplicativo que permite a leitura é facilmente adquirido – e o melhor, sem custo para aquele que o desejar.
Apesar de menos difundido, existe também a opção de acessar livros pelo Ibooks, e por outros como Google e Kobo.
A ferramenta e dispositivo da Amazon, porém, parece ser a que mais adeptos tem por sua facilidade e diversidade, bem como pelos seus preços e popularidade.
Para os que estudam e muitas vezes precisam levar os livros consigo, vários deles são encontrados na forma eletrônica, o que facilita o transporte e até mesmo a consulta.
Neste mundo globalizado, o livro eletronico ganha e com certeza ganhará mais terreno. Com seu surgimento, qualquer um, com um aplicativo simples, pode ter à sua mão, em seu smartphone ou em seu tablet, ou num aparelho compacto e leve, um grande acervo de livros para seu entretenimento e consulta.
E não lhe custa nada experimentar – se ainda não o fez, a chance está ao alcance de um simples click – experimente.