*
Conhecido mundialmente pela história de O Hobbit, O Senhor dos Anéis, O Silmarillion, Contos Inacabados, e Roverandom, J.R.R.Tolkien deixou para o mundo um legado de trabalhos de ficção fantástica de primeira grandeza.
A obra fantasiosa de Tolkien, como pode-se ver na leitura de seus livros mais famosos, é densa e ao mesmo tempo trágica.
Os filhos de Húrin faz parte da história da Terra Média, o lugar fantástico em que acontece a história de o Hobbit e de O Senhor dos Anéis. Mas o tempo em que acontece a narrativa de Os filhos de Húrin é o passado remoto da Terra Média.
Húrin é valente e impetuoso, e luta contra as forças terríveis de Morgoth, o Senhor do Escuro, um ser poderoso e mal. Húrin então é aprisionado por Morgoth que, em sua ira, amaldiçoa a descendência de Húrin.
Túrin e sua irmã Niënor são os herdeiros da maldição lançada por Morgoth.
A narrativa prossegue com as aventuras de Túrin, valente e ativo em sua luta contra as forças de Morgoth, mas ao mesmo tempo perseguido por um destino de desavenças e tragédias.
Glaurung, um dragão cheio de um espírito de maldade, a serviço de Morgoth, será o maior inimigo e um desafio dignificativo que Túrin terá de enfrentar. Mas o maior inimigo de Túrin, por fim, é seu próprio destino e sua própria impulsividade.
O livro é de uma narrativa muito bonita e ao mesmo tempo de uma descrição trágica e que mostra o desespero que a guerra pode trazer, especialmente aquelas que se travam no próprio coração, e como a intriga e o mal entendido pode levar relacionamentos e destinos aos maiores abismos.
O final é poderoso e também trágico.
É um livro que vale a pena ser lido por aqueles que leram ou assistiram os filmes de Tolkien e complementa as histórias e citações que se veem nas obras mais famosas deste fabuloso escritor.
Os Filhos de Húrin é mais uma contribuição de Christopher Tolkien, o filho do escritor, que com cuidado compilou as partes que forma a história e permitiu que tal obra viesse a público. Com O Silmarillion, forma um conjunto de histórias que expressam a genialidade e o grande poder criativo do escritor de O Hobbit e O Senhor dos Anéis.
Pelos seus personagens, o leitor pode fazer uma reflexão sobre a própria tragédia humana, das lutas particulares e das decisões que cada um deve tomar no decorrer de suas vidas. Mostra também a habilidade de liderança de um homem que ao mesmo tempo em que traz o bem, carrega consigo o infortúnio porque recebe ou não atende conselhos.
Até que ponto alguém pode ser levado, mesmo que com boas intenções, a errar e provocar sofrimento? Túrin pode nos ajudar a refletir sobre isso. Até que ponto uma força para além dos homens pode estender sua sombra sobre pessoas de bem? O drama vivido por Túrin e Niënor também pode ajudar a pensar a respeito disso.
__________________________________
__________________________________
VOCÊ PODE INVESTIR EM OURO – EXPERIMENTE BITGOLD
YOU CAN INVEST IN GOLD – TRY BITGOLD
__________________________________