Os Descendentes – uma história de realidade e superação – com George Clooney

 

 

“Os Descendentes” é um desses filmes tranquilos porém profundos. Começa com a narração de Matt King (encenado por George Clooney).

Sua mulher, que sofreu grave acidente, agoniza no hospital. Logo de início, o protagonista mostra seu desejo de que a mulher se recupere, e sua consideração de que deveria estar mais próximo dela e das filhas.

A situação da esposa lhe dará a chance de realmente conviver com as filhas e lidar com situação de impotência diante da doença de seu cônjuge.

Ao mesmo tempo, Matt King e seus demais parentes estão para tomar uma decisão que mudará suas vidas.

Eles são os guardiões de uma grande porção de terra, a qual eles estão para vender, o que trará mais fortuna a ele e aos seus familiares. Valores e objetivos são postos na balança durante a história.

Matt tem de lidar com a situação da esposa, com suas filhas, com seus próprios pensamentos e com os valores familiares – ele é descendente de pessoas distintas e herdeiro de uma linhagem muito antiga.

O enredo foi bem elaborado. Claro que não é um filme de ação, aventura e ficção científica. De fato os aparatos tecnológicos não são mostrados ou enfatizados.

É um filme de reflexão, mas que não deixa aquele que se interessa pela história desapontado.

A simplicidade e realidade mostradas são muito próximas da vida de todos. O protagonista ainda vai lidar com a revelação que lhe é feita pela filha mais velha a respeito de sua esposa.

A união do pai com as filhas vai sendo construída e crescendo no decorrer da história.

As decisões sobre como agir em cada situação são boas para se ver e aprender, e depois, resguardadas as devidas proporções, serem trazidas para o seio da família.

Há pontos de tensão, de dúvida, de perdão, de raiva, de vingança, de diversão…

E isso sem recorrer a palavreado de baixo teor ou a cenas impróprias.

O filme tem diálogos excelentes, e se você aprecia histórias que servem para pensar, e que se apliquem à família, “Os Descendentes” pode ser o que você procura. É tranquilo no sentido de ação, mas muito ativo no plano psicológico e emocional.

O título em Inglês desse filme é “The Descendants”. Foi dirigido por Alexandre Payne e lançado em 2011. É baseado no livro de mesmo título do autor Kaui Hart Hemmings.

O cenário do filme é maravilhoso, mostrando estradas, montanhas e praias do Havaí. As cenas de hospital retratando a situação da esposa de Matt são contundentes sem serem por demais chocantes.

Clooney (especialmente) e os demais atores fizeram bem seu papel.

Enfim, um filme para você ver sozinho(a) ou com sua família.

O final… De novo o filme é muito simples em seu final, mas prestando bem atenção, ele é muito eloquente, ainda que silencioso…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *