H.G. Wells (Herbert George Wells – nascido em 21 de Setembro de 1866 e falecido em 13 de Agosto de 1946) é considerado um dos pais da ficção científica.
“A Guerra dos Mundos” foi publicado em 1898. É sem sombra de dúvida um clássico insubstituível da ficção.
No livro, o narrador revela logo que a Terra estava sendo observada por seres de um outro planeta, o qual não é outro que não Marte, o planeta vermelho. Primeiro, no solo do planeta, se observam detonações estranhas. Mais tarde os homens entenderam o que elas realmente eram e o que significavam.
O livro é narrado em primeira pessoa, e conta como os marcianos invadiram a Terra e como quase a conquistaram completamente.
Os homens, suas estratégias, exércitos e cidades são duramente castigados pela tecnologia avançada dos extraterrestres.
Wells consegue desta forma descrever uma situação calamitosa e de grande desespero para os seres humanos.
O livro fez grande sucesso desde que foi publicado e é reverenciado como um marco na história da literatura.
Em 30 de Outubro de 1938, Orson Welles, famoso radialista, fez uma adaptação do livro para seu programa de rádio na CBS. Ao fazer a narração, causou pânico em mais de um milhão de pessoas, que imaginaram que a narração era a transmissão ao vivo de notícias acerca de uma invasão extraterrestre. Houve caos em pelo menos três cidades.
Na história criada por Wells, todas as armas humanas falham ante a superioridade dos invasores.
Os marcianos fazem dos terráqueos não simplesmente prisioneiros, mas utilizam o sangue humano como alimento, as suas máquinas de três pernas (tripods) são poderosas ao extremo.
Como poderiam ser eles vencidos? Wells explora neste livro o quanto a tecnologia pode ser valiosa e poderosa nas mãos de quem a tem, mas ao mesmos tempo, mostra que por mais poderoso que seja um povo e suas armas, algo inesperado e simples pode deter seu avanço.
Para quem aprecia ficção científica, “A Guerra dos Mundos” é um ícone que deveria estar em sua biblioteca.
O livro ganhou versões cinematográficas – uma em 1953 e outra em 2005. O filme de 1953 ganhou um Oscar no ano de 1954. O filme de 2005 é ambientado em nosso mundo moderno, e conta com Tom Cruise como ator principal.
O livro por si é bastante interessante – para os que gostam do gênero, é claro. Comparar o livro e ambos os filmes criados a partir dele é também um bom exercício.
O exemplar que temos em mãos é uma edição da “Bantam Classics”, de 1988, em língua Inglesa. O livro, porém, pode ser facilmente encontrado em língua Portuguesa e em muitas outras línguas.