Machado de Assis é um autor brasileiro nascido no Rio de Janeiro em 21 de Junho de 1839 e falecido também no Rio de Janeiro em 29 de Setembro de 1908. “A mão e a luva” é uma história romântica escrita por ele e publicada em 20 folhetins no ano de 1874.
A narrativa segue a linha de um intimista caso de amor e decisão prática de vida, em que sonhos e aspirações de amor e praticidade de vida se encontram.
O centro da trama é uma jovem chamada Guiomar, que é bela e vive com sua madrinha. A jovem é sonhadora e ao mesmo tempo tem preocupação com o futuro, e portanto busca encontrar um homem que a ame de fato mas que também tenha mais do que sonhos e fantasias amorosas, alguém que seja capaz de lhe fazer ver o futuro e que lhe toque o coração no presente.
Se você gosta de histórias românticas este é um bom livro. Se você já conhece o trabalho de Machado de Assis e gosta dele, se ainda não leu este livro fica aqui nossa sugestão. Se você conhece alguém que aprecia um bom conto e história do gênero, este é um excelente presente.
Além de tudo, porém, apreciamos imensamente a forma como Machado de Assis trabalha a língua Portuguesa, sua forma de expressão e figuras de linguagem são primorosas e belas, com genialidades próprias deste exelente autor.
Talvez você já tenha tido, como muitos, um contato com o trabalho de Machado de Assis num contexto forçado, como quando em escolas e cursos se impingia obras de autores como este, sem que se tivesse tempo ou maturidade para digerir o contexto e obra do autor.
Experimente então redescobrir este clássico excepcional da língua e autores Brasileiros.
Um artigo de Rodrigo Silva Trindade é bastante interessante para os que desejam conhecer melhor esta obra de Machado de Assis.