Baseado numa história real, Compramos um Zoológico (We Bought a Zoo) tem elementos que fazem dele um excelente entretenimento.
Benjamin não se conforma com a perda da esposa. Pai de dois filhos (uma menina e um menino), sofre com eles a ausência de sua amada.
De uma hora para outra, inclusive diante de situações complicadas com o filho adolescente, ele decide mudar e começa a procurar uma nova casa.
Num impulso, ele vê uma casa ampla, mas que é, de fato, a casa sede de um zoológico. Quem comprar a casa tem de assumir o zoológico, que está desativado e os animais em risco de serem sacrificados ou removidos.
Assim, um homem comum, lidando com seus próprios sentimentos, com problemas com o filho adolescente, se vê diante do desafio de refazer a vida cuidando e reativando um zoológico.
Ao comprar o local, Benjamin também assume os empregados que ainda cuidam de todo o ambiente, e tem o desafio de trabalhar para reabrir o zoológico.
Então, esse homem que tem excelentes intenções descobre que o zoológico precisa passar por uma inspeção séria com um inspetor nem um pouco simpático, ou então não poderá ser reaberto. E isso ainda com o desafio de atender aos custos financeiros de todas as iniciativas.
O roteiro nos pareceu bem equilibrado.
Do filme, pela forma como a história é contada, se podem tirar lições de liderança, relacionamento, superação e perseverança.
Se você já assistiu ao filme talvez interesse-se pelo livro We Bought a Zoo, que é a história em que o filme foi inspirado. O livro pode também ser encontrado em português pelo título “Compramos um Zoológico”.
A história original é diferente da história do filme, mas não menos significativa. Você pode conhecer a história original lendo o livro “We Bought a Zoo / Compramos um Zoológico” e também pode conhecer melhor o escritor do livro clicando no link – Benjamin Mee.
O sessão de bônus do filme é um espetáculo em separado. Se você gosta de animais, ou quer ver boas imagens deles, não deixe de assistir o bônus. Nele se você pode ver vários dos animais que fizeram parte do elenco com seus treinadores, em tais treinadores e também os atores são entrevistados.
Matt Damon faz o papel de Benjamin Mee. O filme foi dirigido por Cameron Crowe e lançado em 2011. Elle Fanning abrilhanta o filme com seu sorriso, e se torna importante para Dylan (interpretado por Colin Ford) – o filho problemático de Benjamin. A pequena Maggie Elizabeth Jones ficou muito bem no papel da divertida e animada Rosie – filha pequena de Benjamin. Scarlett Johansson fez o papel de Kelly, que é a principal aliada dele para que o zoológico possa ser aberto.

Desde lançado, o filme fez sucesso. Por seu tom, não poderia ser diferente…