Jim Collins, um pesquisador e estudioso do mundo empresarial e corporativo, escreveu “Good to Great”, um livro que se tornou um best seller que ajuda a entender como qualquer empresa ou organização pode se deixar levar para um arrefecimento de sua força e capacidade.
O autor mostra como uma grande empresa ou organização pode se deixar levar pelo seu sucesso e permitir que seu próprio sentido de segurança a levem a um conformismo e carência de dinamismo.
Neste livro também se encontram conceitos e aplicações interessantes deconceitos, como a “liderança de nível 5”. Interessante também são os exemplos trazidos por Collins – exemplos de pessoas reais em organizações reais.
Comparativos de empresas são fornecidos enquanto o autor desenvolve o tema, e a leitura flui não simplesmente no sentido da teoria, mas leva o leitor a perceber sintomas e características que podem ser facilmente aplicados a vários tipos de empresas e associações.
O livro conduz a uma atitude de auto-crítica, em que o líder pode questionar-se sobre suas próprias atitudes e ao mesmo tempo a uma crítica da política e prática de sua organização.
Jim Collins usa 11 empresas como paradigmas que fizeram o salto para melhor depois de enfrentarem dificuldades.
Essas mesmas empresas provam também que a segurança de um determinado período não garante a segurança nos desafios do futuro.
O epílogo do livro traz perguntas e respostas também úteis para a reflexão e aprendizado de líderes e organizações.
Good to Great foi traduzido para o Português como “Good to Great: Empresas Feitas Para Vencer – porque algumas empresas alcançam a excelência e outras não” pela editora HSM e também pela Editora Campos.
É excelente para promover discussões e avaliações, tem gráficos que mostram a evolução real de empresas e também desenhos conceituas que facilitam em muito a explicação e o aprendizado.
O autor reconhece a contribuição de sua equipe de pesquisadores, e realmente o livro traz muitas informações em seu texto principal e em seus apêndices que enriquecem um pouco mais a leitura para os mais curiosos.
Good to Great foi publicado em 2001 pela Harper Collins Publishers, o exemplar que lemos, em inglês, é um volume desse período.