Julio Verne é nome frequentemente citado como um dos grandes nomes da literatura. Escritores famosos de ficção científica e de aventura foram influenciados por esse francês (Jules Gabriel Verne) que conseguiu extrapolar a ciência e desenvolvimento do seu tempo para imaginar o que a tecnologia e a exploração poderiam levar o homem a realizar.
Os protagonistas das narrativas de Julio Verne são cultos e ao mesmo tempo ousados. A tecnologia serve-lhes de instrumento para aventuras que ainda hoje desafiam a imaginação. Outras vezes, os personagens são simples mas corajosos, dispostos a arriscar tudo em lealdade e amizade.
O despertar industrial e científico guiava a mão de Julio Verne, que transmitiu para o papel de forma soberba o que lhe passava pela mente e os conhecimentos que possuía por sua cultura.
Se você gosta de ficção e aventura, e se ainda não experimentou, deveria experimentar as obras desse autor. Livros como “Vinte Mil Léguas Submarinas”, “Da Terra à Lua”, “Viagem ao Centro da Terra”, “A Ilha Misteriosa” e o pequeno livro “Doutor Ox”, são exemplos do quanto era frutífera a mente de Verne. Mostram também o conhecimento que tinha esse francês em vários campos da ciência de seu tempo.
Seus livros inspiraram filmes, ilustrações, desenhos, e pessoas de várias idades através dos anos – pessoas que se tornaram cientistas, professores, escritores e que não esquecem os cenários e aventuras a que foram levados por este escritor de primeira grandeza.
Julio Verne nasceu em 8 de Fevereiro de 1828 e morreu em 24 de Março de 1905.
Podemos dizer porém que, por sua imaginação, Verne viveu muito mais e anteviu o que somente tempos depois de sua morte seria experimentado por cientistas e por pessoas comuns.
Suas obras são encontradas em várias línguas e há versões completas e também resumidas de histórias com as citadas neste artigo. São clássicos e atuais, dependendo do ponto de vista de quem as lê.
Mas há algo que seus protagonistas e seus aliados demonstram: caráter, coragem, ética e honradez – características de que os tempos modernos podem sempre se beneficiar, e que valem a pena cultivar.