Ler – mais que um hobby, uma necessidade…

Procurando por livros? Livros em geral

Ao se tratar da leitura, não nos falta o reconhecimento da necessidade dela.

A leitura é necessária no mundo moderno para tudo o que fazemos. Mesmo um simples telefone celular, exige a alfabetização mínima para que possa ser usado com propriedade.

Mas peça para alguém ler alguma coisa em voz alta e poderá perceber o quanto a leitura tem se degenerado. Neste tempo em que vivemos, com tantas redes sociais e interação digital, a leitura como tal se restringe a um silêncio embalado pela tecnologia.

Ao mesmo tempo temos de reconhecer que a leitura tornou-se um tanto mais democrática – fenômenos literários levaram milhares de adolescente às livrarias virtuais e físicas. Os livros digitais também propiciam um alcance maior da literatura.

Apenas não podemos deixar de notar que um cuidado precisa ser tomado com a linguagem e expressão. A língua de um povo e suas expressões são bens preciosos e constituem-se em valores que precisam ser preservados.

Nisso, a obra escrita e sua leitura são parceiros que não devem ser separados. Se por um lado a tecnologia ajuda a democratizar a leitura e as publicações, por outro precisamos ainda de um critério claro para que a carga cultural não seja empobrecida por obras e expressões também pobres de amplitude.

O incentivo à leitura tem de se fazer presente. As crianças desde cedo devem ser incentivadas a tal prática. A leitura ajuda o desenvolvimento de todos, especialmente das crianças – mas também de pessoas de qualquer idade. Uma história que se lê estimula o cérebro, provoca reações e desenvolve o raciocínio.

O ser humano tem uma capacidade inata de imaginação e elaboração. Não é à toa que as pessoas que mais estão habituadas a ler são as que mais se destacam nos estudos, na oratória e na habilidade de lidar com situações diversas das que estão acostumados.Então, neste sentido, a leitura não é um simples hobby, mas uma necessidade real para qualquer pessoa que deseje desenvolver-se.

Sabemos que, infelizmente, muitos no contexto atual ainda estão distantes das realidades da alfabetização e educação necessárias e a que todos os indivíduos deveriam ter direito. A leitura porém, para aqueles que tem um mínimo de conhecimento das letras, pode abrir portas de forma quase mágica.




 

A leitura é como um exercício que pode começar aos poucos. À medida em que o indivíduo se habitua ao exercício de ler, vai avançando em sua proficiência e capacidade nele, e consegue se desenvolver cada vez mais.

É importante ler mais, partilhar mais sobre livros e sobre a leitura deles, incentivar crianças, adolescente e jovens para que leiam bons livros e buscar os que são bem trabalhados nos termos liguísticos – e não estamos falando aqui necessariamente dos clássicos e dos escritores antigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *