O gerenciamento de projetos não é algo a ser considerado levianamente. Para estudantes e profissionais esta área de conhecimento deve ser olhada com cuidado.
É um ofício e ao mesmo tempo uma arte.
Seja o projeto de uma mudança extensiva nos processos de uma empresa ou organização, ou mudança de um sistema de informação e controles, o desafio é permitir que tudo seja executado sem que a organização sofra, ou ao menos tenha o menor impacto possível.
No gerenciamento de um projeto, alguns profissionais se esquecem de que o projeto em si é um nome ou desenho em um arquivo ou papel.
Na verdade um projeto requer pessoas, recursos e tempo, tem de ter um início que lhe defina a base, necessita de um processo de maturação, de recursos e por fim uma implementação e manutenção.
Por mais simples que pareça, todo e qualquer projeto deveria ser visto com critério e cuidado. Os recursos humanos, as tarefas que todos precisam realizar e a sequência e ação requerida tem de estar disposta com lógica.
No mundo globalizado, em que as iniciativas de empresas e organizações precisam e tem de levar em conta aspectos internos e externos, o gerenciamento de projetos se torna cada vez mais importante e as pessoas que conhecem como realizar e efetivar tal gerenciamento são diferenciais chaves.
Por isso, seja você um diretor, gerente, supervisor, líder de equipe ou participante, não subestime o valor do estudo do gerenciamento de projetos, e as possibilidades de como administrar tarefas e fases de uma nova iniciativa.
Há treinamentos e cursos, muitos deles permitindo-se ser acessados por pessoas de vários ramos, origens e possibilidades econômicas, que podem ajudar quem tiver interesse genuíno para aprendizado.
Além de cursos e treinamentos formais, a literatura pode ajudar de forma efetiva.
Um material interessante é o intitulado 7000 + Management and Business Documents, que traz uma série de templates que podem ser usados e adaptados para vários projetos.
Um outro material também interessante é o intitulado Project Management:The Managerial Process with MS Project, em que os autores Erik Larson e Clifford Gray buscam mostrar a dimensão humana e metodológica de um projeto.
E há outros que podem ser facilmente encontrados.
O importante é procurar atualizar-se, lendo sobre o assunto e também participando – mas do que nunca empresas e organizações necessitam de pessoas dispostas a encarar os desafios propostos nos novos tempos. Para referência, pode-se consultar livros e cursos diversos, tais como:
Project Management Material – Click Here! / Project Templates –Click Here! / Project Management Tool Kit – Click Here! / Como elaborar e gerenciar projetos – Click Here! / Como elaborar e desenvolver projetos sociais – Click Here!