Um pequeno livro, tradução de “When Tomorrow Comes”, esta é uma narrativa realmente inspiradora. Foi publicado em 1973 por Pan Macmillan Australia.
Joseph é um senhor de idade enfrentando uma doença que logo o levará à morte, e ele sabe disso. Sua neta, a jovem Sarah, vai visitá-lo. A visita transformará as perspectivas de Joseph e possibilitará a mudança completa da vida de sua neta.
Peter Samuel O’Connor oferece aos seus leitores uma história de grande significado e profundidade.
De repente, depois de uma conversa entre os dois personagens, o sonho final de Joseph, que ele pretende cumprir mesmo em seu estado de saúde extremamente crítico, se torna também o objetivo de Sarah – ambos estão determinados a contemplar o Eclipse Total do Sol que acontecerá em 04 de Dezembro de 2002, em local distante.
Sarah sabe que sua decisão de acompanhar o avô, que não pode ir sozinho, será duramente criticada por seu pai, e pode lhe custar seu trabalho e os planos de carreira que ela e o pai tinham como certos. De fato, ela terá de dirigir muitas milhas até chegar ao local do eclipse, já que o avô não está em condição de fazê-lo.
A aventura em que se embrenham os dois personagens faz refletir sobre os objetivos e valores que movem as pessoas.
Não é uma mera ficção mas sim um incentivo ao empreendimento e crescimento pessoal.
Enquanto viajam, partes do diário de Joseph são lidos por Sarah. O compartilhamento de tal leitura traz ao leitor a dimensão do que Joseph está a dividir com a jovem.
É uma boa história – dessas que podem ser lidas de uma vez, ou aos poucos, prestando atenção nos detalhes. Uma narrativa para se compartilhar, para refletir e para lembrar.
O exemplar que lemos é uma tradução publicada no Brasil em 2004 pela Editora Academia de Inteligência.