The Tommyknockers, escrito por Stephen King, é uma história densa e bastante envolvente.
De bater pronto, o livre apresenta ao leitor a personagem determinante de toda a história.
Roberta Anderson vive nos arredores de Haven, no Maine.
Passeando por sua propriedade ela encontra um objeto enterrado, o qual tenta tirar do solo. O que tal objeto se revelará algo que mudará para sempre a vida de todos naquela cidade.
Numa mistura de Thriller, ficção científica e suspense, a narrativa se desenvolve para mostrar uma espécie de invasão extraterrestre pela ação nos corpos e mentes das pessoas que tem contato com o que o objeto enterrado no terreno de Roberta Anderson libera.
O título do livro remete a histórias antigas de pequenos seres de minas que batiam nas paredes, ou de pequenos seres que fazem brincadeiras. Seriam como duendes ou gnomos que se escondem e ao mesmo tempo se manifestam muitas vezes para avisar de desastres iminentes.
Dois personagens além de Roberta Anderson nos chamam a atenção nesta composição de Stephen King: o cão Peter e o amigo de Roberta, Jim Gardener. O cão é o amor de Roberta e Jim um amigo fiel. O que acontecerá a Peter, o cão, é algo que no decorrer da história muito afetará Jim.
O desenrolar do livro mantém o leitor preso a ele, esperando pelo desenvolvimento da trama.
Stephen King mais uma vez consegue, em Tommynockers, mostrar porque é considerado um dos melhores escritores de ficção dos últimos tempos.
Não é uma história curta, mas é uma história muito bem desenvolvida, que justifica sua grande popularidade.
A luta na qual se envolverá Gardener torna-se também a luta do leitor, e fica claro que a ação que ele tomar irá decidir o destino final da humanidade. Jim é o herói improvável dentro do contexto do livro, mas que irá adiante para fazer o que sabe ser certo.
Se você ainda não leu mas já leu outros livros de King, como The Stand, este livro não deverá decepcionar você.
Tommyknockers é um termo que faz parte de histórias e lendas norte americanas, mas que pode ser ligado ao folclore de outras nações.
No caso dos Tommyknockers do livro escrito por Stephen King, a origem do que perturba a cidade de Haven está para além do folclore.
A boa forma de escrever do autor permite que o volume denso seja lido com expectativa e constância.